RN: Com salários atrasados, Polícia Militar ameaça não sair às ruas...

  • 18/12/2018
  • 0 Comentário(s)

RN: Com salários atrasados, Polícia Militar ameaça não sair às ruas...

Atualizado às 13hs49min. - Por FM Educativa

Com salários atrasados, Polícia Militar ameaça não sair às ruas neste final de ano

O presidente da Associação de Praças da Polícia Militar de Mossoró e Região, Tony Fernandes, informou, em entrevista concedida ao jornalista Saulo Vale, que existe a possibilidade de ocorrer o movimento “Segurança com Segurança”, o mesmo que ocorreu no final do ano passado e início de 2018.

Ele se refere ao movimento de aquartelamento da categoria, que ocorreu no final de 2017 e durou 23 dias, quando a PM deixou de ir às ruas. “Além da falta de pagamento do décimo terceiro, ainda temos péssimas condições de trabalho”, critica.

As associações da PM se reúnem nesta terça-feira (18) em Natal para decidir se aderem à mobilização de aquartelamento. A principal queixa é a falta de pagamento do 13° salário de 2018 e do mês de dezembro, além do 13° salário de 2017, que não foi pago para quem recebe acima de R$ 5 mil.

“Para agravar a situação, o Tribunal de Justiça entendeu que [o Governo] não poderia antecipar os recursos dos royalties do petróleo. A gente vê que enquanto há instituições muito bem, com décimo em dia, diárias em dia e condições de trabalho, ainda com licenças-prêmio e férias pagas, os servidores do Executivo vivem sem ter o mínimo”, critica.

CONCURSO

O processo do concurso para provimento de vagas para agentes da Polícia Militar do Rio Grande do Norte deve avançar nesta quarta-feira, 19, quando está previsto para ser divulgado o resultado final da redação do certame. Diante disso, a comissão de coordenação geral do concurso orienta que os candidatos que atingirem a nota de corte adiantem os exames físicos solicitados no edital.

Essa solicitação ajudará a comissão a confeccionar e divulgar os resultados dos respectivos exames. De acordo com o tenente-coronel PM Antônio Pessoa de Souza Júnior, membro da comissão no âmbito da Polícia Militar e da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, o resultado final das redações deverá ser divulgado em 19 de dezembro, e os exames de saúde iniciarão na data provável de 21 de janeiro de 2019.

Com o provável prazo, os candidatos terão aproximadamente 20 dias úteis para a confecção dos exames laboratoriais e respectivos laudos, que, conforme item 9.5 do edital, correrão a expensas dos candidatos. “Os candidatos terão que apresentar 29 exames laboratoriais e seus respectivos laudos constantes no anexo V do edital, o que demanda tempo em sua confecção. Por isso, a necessidade de os candidatos realizar os exames tão logo saia o resultado final da redação, que está previsto para ocorrer no dia 19 de dezembro”, explicou o tenente-coronel.

As provas do exame ocorreram em setembro deste ano e houve um alto índice de faltosos (aproximadamente 60% dos inscritos). Elas foram aplicadas em Natal, Mossoró e Caicó. As disciplinas cobradas na prova objetiva foram Língua Portuguesa, Noções de Direito Constitucional, Geografia do Brasil e do RN, Noções de Direito Penal Militar, Noções de Direito Penal, Noções de Legislativo Extravagante, Noções de Informática e Legislação Específica da Polícia Militar.

Para ser aprovado na prova do concurso, o candidato teria de acertar 60% da prova objetiva e ainda obter o mínimo de 40% em cada disciplina. Após serem aprovados no exame de saúde, os candidatos ainda passarão pelo teste de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e avaliação de títulos. Haverá ainda o curso de formação para os aprovados.

O Concurso da PM-RN oferece 1 mil vagas para o cargo de soldado, que exige nível superior completo, altura mínima de 1,65 m para homens e 1,60 m para mulheres. Era necessário ter entre 21 e 30 anos e habilitação na categoria B. De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, foram inscritos 9.404 homens e 3.437 mulheres.

Foto: Arquivo

Fonte: Jornal de Fato

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


Locutor no Ar

ALGUSTO QUEIROZ

A TARDE É NOSSA

13:00 - 16:00

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Simone & Simaria

Amiga

top2
2. Raí Saia Rodada

Cheiro do mato

top3
3. João Gomes

Ela não vai voltar

top4
4. Mari Fernandes

Teu amigo cuidou

top5
5. Leonardo

Sangue de gelo

Anunciantes