RN: Aulas presenciais na rede estadual voltam com 100% dos alunos no dia 4 de outubro

  • 16/09/2021
  • 0 Comentário(s)

RN: Aulas presenciais na rede estadual voltam com 100% dos alunos no dia 4 de outubro

Atualizado às 13h15min. - Por FM Educativa

As aulas presenciais da rede estadual de ensino estão sendo retomadas, de forma gradativa, desde o dia 26 de julho. A previsão da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) é de que o retorno de 100% dos alunos ocorra em 4 de outubro, conforme foi avançando a vacinação no estado.

Nesta quarta-feira, 15, o secretário da SEEC, Getúlio Marques, confirmou esta previsão com base no cronograma que foi apresentado pela Secretaria. Segundo o secretário, mesmo com o retorno gradual, não foram identificados casos de covid-19 em professores e estudantes, tornando a perspectiva de retorno de 100% dos estudantes ainda mais concreto.

Atualmente, a rede estadual de ensino tem quase 430 mil estudantes, divididos em 588 escolas, em todo o estado. Em Mossoró, são 53 unidades com 21.443 alunos matriculados. O retorno destes alunos segue um cronograma que chegou a ser apresentado à Justiça. Hoje, já retornaram para as salas de aula 75% dos estudantes matriculados na rede estadual.

Assistem aula, de forma presencial, os estudantes do 1º ao 7º anos no ensino fundamental e do 3º e 2ª anos no ensino médio. Até o dia 4 de outubro, também devem retornar presencialmente os estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. A definição da primeira fase do retorno presencial levou em consideração a necessidade dos estudantes do 3º ano em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o baixo número de casos em estudantes do 1º ao 5º ano.

A SEEC esclarece que, apesar de 75% dos alunos já terem retornado às aulas presenciais, apenas 30% das salas de aulas ficam ocupadas. Todos os estudantes comparecem às escolas, mas em forma de rodízio semanal, onde ocorre o revezamento entre o ensino presencial e remoto. Durante 1 ano e 4 meses, todas as atividades escolares foram realizadas de forma remota.

A reportagem do JORNAL DE FATO conversou com o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (SINTE) em Mossoró, Rômulo Arnaud, para saber o posicionamento do sindicato em relação ao retorno total das atividades presenciais, no estado. O coordenador do Sinte Mossoró informou que este retorno é fruto de um acordo feito entre sindicato, Secretaria e a Justiça, que visou o bem-estar dos alunos e dos profissionais.

“Este retorno foi fruto de um acordo constituído com o Ministério Público, o Sindicato e a Secretaria, porque havia uma demanda da sociedade. Chegamos a esse acordo a partir de uma discussão de um calendário do retorno de aulas, condicionado à manutenção da melhoria do quadro epidemiológico. Não significa que será algo 100% seguro, mas com o avanço da vacinação, até 4 de outubro muitas pessoas estarão imunizadas. Mas, não devemos deixar de ter cuidado”, informou Rômulo Arnaud.

O coordenador geral do Sinte Mossoró informou também que, até o momento, o retorno tanto dos alunos quanto dos professores é facultativo. No caso dos professores, é condicionado à aplicação da segunda dose da vacina. Rômulo Arnaud informa também que a projeção é de que, até 4 de outubro, cerca de 95% dos professores e trabalhadores da saúde já terão tomado a segunda dose da vacina. A data também respeita o limite de 15 dias após a vacinação.

“Agora, no dia 20 de setembro, vai ser iniciada mais uma etapa de retorno presencial, mas o professor pode optar pela continuidade do trabalho remoto. Mas, o dia 4 de outubro é a data limite para que todos os alunos e alunas voltem. Até lá, o professor vai estar com a imunização completa das duas doses e aguardado os 15 dias solicitados. Também esperamos que, em relação à situação pandêmica, estejamos em uma situação igual ou menor à que estamos hoje”, informou o coordenador do Sinte Mossoró.

Rômulo Arnaud falou também que o início da vacinação em adolescentes a partir dos 12 é um avanço considerável no quadro pandêmico do estado. Mesmo com todos os indicativos, ele informou que é necessário manter todos os cuidados em relação ao distanciamento em sala de aula e ao uso dos protocolos sanitários. “A gente espera que sejam tomados os devidos cuidados e que haja aceleração no processo de vacinação nos adolescentes a partir dos 12 anos”, informa.

“Pelas informações que temos, quase 95% ou mais dos professores já estarão vacinados com as duas doses. A gente também espera que esse quadro epidemiológico continue melhorando. O perigo sempre existe, por isso não podemos abrir mão dos protocolos vigentes, principalmente em relação ao distanciamento social dentro das salas de aula. Enfim, vamos acompanhar esse processo”, finaliza o coordenador geral, em Mossoró, do sindicato dos professores do estado.

Foto: Google

Fonte: Jornal de Fato

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


Locutor no Ar

AUTO DJ

MUSICAL 104

00:00 - 05:55

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Bonde do Brasil

Atende Aí

top2
2. Amado Batista Part. Simone e Simaria

Folha Seca

top3
3. Zé Vaqueiro

Lembrei de você

top4
4. Zé Vaqueiro

Seu Desprezo

top5
5. Mano Walter

Matuto de verdade

Anunciantes