Covid-19: RN registra maior número de casos diários dos últimos quatro meses

  • 23/06/2022
  • 0 Comentário(s)

Covid-19: RN registra maior número de casos diários dos últimos quatro meses

Atualizado às 13hs13min. - Por FM Educativa

A última atualização da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), publicada ontem, quarta-feira (22), mostra que o Rio Grande do Norte registrou o maior número de casos de Covid-19 em 24 horas desde fevereiro. Foram quase mil novos casos registrados até a publicação dos dados.

O boletim epidemiológico divulgado pela pasta estadual apontou que o RN acumulou 985 novos casos entre terça-feira (21) e quarta-feira (22). Este foi o maior número de casos diários desde 21 de fevereiro deste ano.

Naquela oportunidade, a Sesap registrou 1.035 casos num espaço de 24 horas, sendo este o único dia neste período que ultrapassou a casa dos mil casos de um dia para o outro. Conforme os boletins publicados diariamente pela Secretaria de Saúde do RN, em junho o Rio Grande do Norte soma 10.668 casos de Covid-19. Em maio foram 845 notificações.

Ainda de acordo com o último boletim epidemiológico o número de casos confirmados da doença desde o início da pandemia, em março de 2020, é de 518.091. O RN tem 1.786 casos suspeitos e 8.352 em acompanhamento. Os casos descartados estão em 979.997.

A Sesap percebe que nas últimas duas semanas o número de casos aumentou e que a expectativa é que o crescimento nas notificações continue nesta semana. As subvariantes da Ômicron (BA.4-like e BA.5-like) em circulação no Rio Grande do Norte podem estar associadas à elevação dos registros.

Por conta do aumento de casos no território potiguar, no início do mês o Governo do Rio Grande do Norte recomendou a volta do uso de máscara de proteção fácil em locais fechados.

O decreto que flexibilizou o uso de máscara em locais fechados foi publicado no início de abril deste ano. Já O que facultou em locais abertos foi divulgado no início da segunda quinzena de março, também do ano corrente. O avanço da vacinação contra a Covid-19 e a queda no número de casos e óbitos em semanas anteriores foram fatores primordiais para a tomada da decisão.

A medida atendeu, à época, recomendação do Comitê Científico de Especialistas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). O texto recomendava que continuassem usando máscaras aqueles que pertencessem a grupos de risco, como idosos, gestantes e imunossuprimidos; todos que apresentarem sintomas gripais; e no âmbito do transporte público de passageiros.

O uso de máscaras de proteção facial era obrigatório em todo o Rio Grande do Norte desde 7 de maio de 2020, após início da pandemia do novo coronavírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia em 11 de março do mesmo ano.

Antes apenas recomendado, o uso da peça passou a ser obrigatório para o acesso aos serviços considerados essenciais, que permaneciam abertos à época das medidas restritivas. O equipamento de proteção - industrial ou caseiro - também valia para circulação nas ruas e prática de atividades físicas em espaços públicos ou privados de uso coletivo.

ÓBITOS

A Secretaria Estadual de Saúde informa ainda que o Rio Grande do Norte notificou e confirmou três óbitos nas últimas 24 horas anteriores à atualização dos dados sobre a pandemia no território potiguar.

De acordo com a pasta estadual, as mortes foram registradas em Mossoró, Natal e Caraúbas. No total, o Rio Grande do Norte contabiliza 8.238 vítimas do SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19, neste período pandêmico.

O número de óbitos em investigação soma 1.326. Já as mortes descartadas para a Covid-19 são 1.416.

Em junho, o Rio Grande do Norte registrou 19 mortes provocadas pela doença, ante 33 registradas no mês anterior.

Crédito da foto: Arquivo / Jornal de Fato

Fonte: Jornal de Fato

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


Locutor no Ar

AutoDJ

Programação Automática

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Bonde do Brasil

Atende Aí

top2
2. Amado Batista Part. Simone e Simaria

Folha Seca

top3
3. Zé Vaqueiro

Lembrei de você

top4
4. Zé Vaqueiro

Seu Desprezo

top5
5. Mano Walter

Matuto de verdade

Anunciantes