Mais de 109 mil crianças faltam ser imunizadas contra a poliomielite no RN

  • 29/09/2022
  • 0 Comentário(s)

Mais de 109 mil crianças faltam ser imunizadas contra a poliomielite no RN

Atualizado às 14hs28min. - Por FM Educativa

Faltando dois dias para o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, o Rio Grande do Norte tem ainda mais de 109 mil crianças de 1 ano a menores de 5 anos que faltam ser imunizadas contra a doença. A campanha está prevista para encerrar nesta sexta-feira (30) em todo o país e hoje em Mossoró, em função do feriado municipal amanhã (30).

Por conta desse número, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reforça a importância da adesão da população à campanha. O Rio Grande do Norte, no último levantamento divulgado pela pasta estadual, estava com cobertura vacinal de apenas 41,22% do público-alvo contra a pólio.

“Dessa forma, a Secretaria faz um apelo aos pais e responsáveis que levem as crianças com idade de 1 a menores de 5 anos para serem imunizadas contra a poliomielite, ressaltando que as crianças menores de 1 ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário”, diz a pasta.

Este percentual representava, em números absolutos, 185.751 crianças. De acordo com a Sesap, faltavam ser vacinadas contra a doença no território potiguar 109.184 crianças da faixa etária de 1 a menores de 5 anos.

A parcial mais recente divulgada pelo órgão de saúde estadual apontava que apenas 12 dos 167 municípios potiguares atingiram a meta de cobertura indicada, que é de 95%, estipulada pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que os três municípios com melhor percentual são Severiano Melo (165,41%), José da Penha (106,71%) e Monte das Gameleiras (105,93%). Já os que estavam mais distantes da meta eram Nova Cruz (22,88%), Natal (22,53%) e Maxaranguape (22,18%).

A 6ª Região de Saúde, sediada em Pau dos Ferros, atingiu o melhor percentual de cobertura vacinal até agora (63,77%), enquanto a 7ª Região de Saúde (Região Metropolitana) se encontra com a cobertura mais baixa (25,83%). Além disso, a campanha busca aumentar as coberturas vacinais de crianças e adolescentes menores de 15 anos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Com o objetivo de avançar no percentual de vacinação contra a poliomielite no RN, a Sesap se reuniu com representantes das gestões municipais, responsáveis por executar a vacinação em seus territórios. Entre as medidas discutidas estão: o funcionamento dos postos em horários estendidos, ampliação dos locais de vacinação, levando para pontos estratégicos como escolas e creches, busca ativa de faltosos por meio das equipes da Estratégia Saúde da Família e agentes comunitários de saúde, parcerias com setores como escolas, igrejas, assistência social e sindicatos, vacinação nas comunidades rurais, comunidades tradicionais quilombolas, indígenas e ciganas e imunização da população em situação de rua, refugiados, migrantes, pessoas privadas de liberdade.

Fonte e Foto: Jornal de Fato

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


Locutor no Ar

LAIZE ANDRADE

SINTONIA DA CIDADE

08:00 - 11:00

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Simone & Simaria

Amiga

top2
2. Raí Saia Rodada

Cheiro do mato

top3
3. João Gomes

Ela não vai voltar

top4
4. Mari Fernandes

Teu amigo cuidou

top5
5. Leonardo

Sangue de gelo

Anunciantes