Covid-19: RN recebe 23 mil doses de Pfizer pediátrica e vai liberar vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos

  • 24/11/2022
  • 0 Comentário(s)

Covid-19: RN recebe 23 mil doses de Pfizer pediátrica e vai liberar vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos

Atualizado às 13hs29min. - Por FM Educativa

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte liberou a vacinação contra a Covid-19 para as crianças de seis meses a 2 anos de idade, sem comorbidades.

Segundo a pasta, a medida foi discutida com a Câmara Técnica de Vacinação. Na tarde desta quarta-feira (23), o estado deve receber 23 mil doses da Pfizer pediátrica, destinada para essa faixa etária.

Na última terça-feira (22) o estado recebeu do Ministério da Saúde 16.140 doses da Coronavac. Com isso, também será possível retomar a vacinação contra a Covid-19 das crianças entre 3 e 4 anos, que havia sido interrompida pela falta de doses, segundo o governo estadual.

De acordo com RN+Vacina, apenas 6% das crianças com essa idade estão totalmente vacinadas e 15% foram vacinadas com a primeira dose.

"Seguimos também com as doses de reforço principalmente para o público adulto jovem, que está com a vacinação em atraso. A ideia é vacinar nos ambientes de trabalho, numa pactuação dos munícipios com as empresas, para que se consiga diminuir as barreiras de acesso, completando o esquema vacinal com a terceira e quarta dose", explicou a coordenadora de vigilância em saúde da Sesap, Kelly Lima.

Vacinação de crianças em Natal

A imunização de crianças de 6 meses a 2 anos de idade começa nesta quinta-feira (24) nas Unidades Básicas de Saúde de referência de Natal, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 15h30h, distribuídas nos cinco Distritos Sanitários. Nos dias de jogos do Brasil, as UBS seguirão os horários estabelecidos pelo Decreto Municipal 12.682, publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira. Os expedientes serão até às 14h nesta quinta-feira (24) e no dia 02 de dezembro, e até às 11h no da segunda-feira (28).

As UBS de referência são: Pajuçara e África; Vale Dourado e Soledade II; Candelária e Nova Descoberta; São João e Alecrim; Bairro Nordeste e Felipe Camarão II.

Reforço para idosos

Na semana passada a Sesap emitiu uma nota informativa aos municípios do RN recomendando o início imediato da terceira dose de reforço (quinta dose) contra a Covid-19 para as pessoas acima de 80 anos de idade.

A medida leva em consideração, principalmente, a circulação mundial da variante Ômicron BQ1 e identificação da variante BE.9 no Amazonas, a baixa adesão da D4 em idosos, além das recomendações do Comitê Científico, divulgadas no último dia 14 de novembro.

O estado já estava vacinando com a 5ª dose as pessoas imunossuprimidas. Agora, podem procurar o reforço os idosos acima de 80 anos com um intervalo mínimo de 4 meses após a quarta dose.

As vacinas a serem utilizadas no reforço são as da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca.

Foto: Divulgação/SESPB

Fonte: G1 RN

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


Locutor no Ar

Resp. Pr. MARCOS MAMEDE

NOVIDADE VIDA

07:00 - 08:00

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Simone & Simaria

Amiga

top2
2. Raí Saia Rodada

Cheiro do mato

top3
3. João Gomes

Ela não vai voltar

top4
4. Mari Fernandes

Teu amigo cuidou

top5
5. Leonardo

Sangue de gelo

Anunciantes