Rio Grande do Norte: Produção industrial do RN tem maior aumento do país de janeiro a julho, diz IBGE

  • 14/09/2023
  • 0 Comentário(s)

Rio Grande do Norte: Produção industrial do RN tem maior aumento do país de janeiro a julho, diz IBGE

Atualizado às 17hs27min. - Por FM Educativa

A produção industrial do Rio Grande do Norte foi a que mais cresceu no Brasil de janeiro e julho de 2023, de acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM - PF) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta acumulada é de 9,8%, na comparação com o mesmo período em 2022.

O segundo estado com maior crescimento de janeiro a julho foi o Amazonas (6,5%), seguido de Minas Gerais, com 5%; Rio de Janeiro, com 4,3%; e Espírito Santo, com 4,2%.

Somente em julho, a indústria potiguar cresceu 50,7% na comparação com o mesmo mês em 2022 e correu na contramão da maior parte dos estados. A indústria registrou uma queda média de -1,1% no país, ao longo do mês.

Segundo o IBGE, a alta potiguar foi impulsionada pela indústria de transformação, que teve aumento de 102,9% em relação a julho de 2022, alcançando um acumulado de 18,8% no ano. O setor específico responsável pela alta é o de coque - produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, como óleo diesel, óleos combustíveis e querosenes de aviação.

A produção de derivados do petróleo no estado cresceu 172,4% em julho e, no acumulado do ano, chegou a 20,8%.

De acordo com o IBGE, o resultado de julho foi o sexto positivo consecutivo para o estado, na comparação dos meses de 2023 com os meses do ano anterior.

Outros setores tiveram queda

Embora as atividades de fabricação de produtos alimentícios e de confecção de vestuários e acessórios tenham registrado alta de janeiro a julho, os setores tiveram quedas de 4% e 11,2%, respectivamente, em julho na comparação com o mesmo mês em 2022.

Já a indústria extrativa que teve quedas de 64,7% em julho, na comparação com o mesmo período do ano passado, e redução de 20,1% no acumulado do ano.

A pesquisa é realizada nas unidades locais das empresas inscritas no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) que tenham pelo menos um empregado e estejam envolvidas em atividades relacionadas às indústrias extrativas ou de transformação da Classificação Nacional de Atividades Econômicas, segundo o IBGE.

"Um conjunto de produtos é escolhido por critérios técnicos de relevância, formando o que se denomina Lista de Produtos Selecionados (LPS), base do levantamento das informações. Escolhem-se também pelo critério de importância as unidades locais que os produzem e que serão pesquisadas. O critério geral adotado foi o de incluir as unidades locais que, juntas, respondam por pelo menos 70% da produção naquele local", informou o IBGE.

Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução
Fonte: G1 RN

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


Locutor no Ar

AUTO DJ

MUSICAL 104

00:00 - 05:55

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Simone & Simaria

Amiga

top2
2. Raí Saia Rodada

Cheiro do mato

top3
3. João Gomes

Ela não vai voltar

top4
4. Mari Fernandes

Teu amigo cuidou

top5
5. Leonardo

Sangue de gelo

Anunciantes