A Câmara de vereadores de Almino Afonso-RN, realizou audiência Pública que discutiu o risco de colapso no abastecimento de água no município, com transmissão ao vivo pela FM Educativa
- 03/06/2025
- 0 Comentário(s)

Atualizado às 16hs48min. - Por FM Educativa
Na última quinta-feira, 29 de maio de 2025, foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Almino Afonso-RN para tratar da iminência de colapso no abastecimento de água no município. O evento contou com transmissão ao vivo pela rádio FM Educativa 104,9 de Almino Afonso-RN.
A principal preocupação debatida foi a escassez de chuvas na região e o consequente esvaziamento do Açude Lauro Maia - único reservatório responsável pelo fornecimento de água à população local. Diante desse cenário crítico, a audiência reuniu autoridades políticas locais e estaduais, técnicos especialistas na área hídrica, representantes de diversos segmentos da sociedade civil e, de forma expressiva, consumidores locais, cuja participação foi considerada fundamental.
Após intensos debates, foram definidos, por unanimidade, os seguintes encaminhamentos:
Solicitação à CAERN para a construção de, no mínimo, mais uma caixa d’água de distribuição no município;
Reativação do trecho da adutora Patu-RN/Almino Afonso-RN, que capta água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves (Açu-RN);
Nova medição da capacidade do Açude Lauro Maia, considerando a construção de uma parede em seu sangradouro original e,
Instalação de uma régua de medição de volume de água no açude, para acompanhar com precisão as alterações no seu nível.
Os pedidos foram oficialmente encaminhados à CAERN (Companhia de Águas e Esgotos do RN), ao IGARN (Instituto de Gestão das Águas do RN) e à SEMARH/RN (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte).
A audiência, que foi presidida pelo vereador José Alves Pontes Filho (Júnior de Mourão), reforçou o compromisso das instituições e da população em buscar soluções urgentes e eficazes para garantir o abastecimento de água em Almino Afonso-RN.
Fonte e Fotos: Blog Agora Almino Afonso Informa