Presidente da Petrobras nega 'desmonte' da estatal no Rio Grande do No

  • 09/10/2019
  • 0 Comentário(s)

Presidente da Petrobras nega 'desmonte' da estatal no Rio Grande do No

Atualizado às 13hs28min. - Por FM Educativa

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, afirmou que a estatal não vai fechar a operação no Rio Grande do Norte. A garantia foi dada durante audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados sobre o porquê da empresa decidir retrair os investimentos na região Nordeste.

Ao deputado federal potiguar Benes Leocádio (Republicano), o presidente da Petrobras apresentou relatório técnico e assegurou que a empresa permanecerá na bacia potiguar. No entanto, ressaltando que a estatal está priorizando investimentos para exploração dos campos de pré-sal, sem tirar o foco de outras atividades. Castello Branco afirmou que a Petrobras está incentivando a criação de uma nova indústria petrolífera com entrada de “novos atores”, referindo-se às companhias privadas que estão adquirindo os campos terrestres maduros potiguares leiloados.

“Deputado Benes, entendemos a sua preocupação com o Rio Grande do Norte, mas acho que estão distorcendo a realidade. É questão de mercado. A natureza infelizmente prejudicou o Nordeste. E a Petrobras está priorizando o investimento nos campos de pré-sal, que apresentam maiores resultados”, disse o presidente da estatal.

Castello Branco realçou que os campos maduros serão mantidos pelas empresas que ganharam nos leilões e a Petrobras vai manter a exploração dos campos marítimos no Rio Grande do Norte. O presidente da Petrobras negou que haverá “desmonte” da companhia no Estado. “Desmonte fizeram com a Petrobras antes com a corrupção. Agora, estamos construindo uma nova Petrobras”, declarou Castello Branco.

Benes solicitou ao presidente da Petrobras atenção especial com o cenário da economia potiguar e destacou o potencial histórico do estado na produção de barris de petróleo bem como geração de energia limpa. “Entendemos a explicação técnica dos investimentos, mas ficamos mais tranquilos em obter garantias de que a Petrobras manterá as operações de exploração no mar e vai incentivar à criação de uma nova indústria formada pelos pequenos e médios produtores privados no RN. Nós vamos fiscalizar e acompanhar com atenção este tema”, destacou Benes.

Ainda quando questionado pelo deputado, o presidente da Petrobras considerou a terceirização dos poços terrestres um “fato histórico no Brasil”. “Estamos vendendo 183 campos que envelheceram. E incentivando uma nova indústria no Nordeste. Vamos concentrar esforço em outras áreas. E ainda bem que existem empresas que têm foco em campos maduros, com tecnologia e expertise. Agora vem a entrada de novos atores no apoio aos mercados locais no Rio Grande do Norte e Bahia. E a nós caberá concentrar no pré-sal”, concluiu Roberto Castello Branco.

Fonte e Foto: Jornal de Fato

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


Locutor no Ar

AutoDJ

Programação Automática

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Simone & Simaria

Amiga

top2
2. Raí Saia Rodada

Cheiro do mato

top3
3. João Gomes

Ela não vai voltar

top4
4. Mari Fernandes

Teu amigo cuidou

top5
5. Leonardo

Sangue de gelo

Anunciantes